Wednesday, December 26, 2018

Feliz 2019!


Sim, fomos manipulados politicamente nos últimos anos. Não é exatamente uma novidade, mas nunca como antes fomos cooptados de forma tanto acintosa, invasiva e tão facilmente.

A mentira, o engano, a fraude, sempre fizeram parte da conquista e da manutenção do poder. Qualquer eleição, a invasão do Iraque que não possuia armas químicas, as duas Guerras Mundiais, a ascenção de Nabúlio, as diversas tramas registradas por Maquiavel (ou, melhor: Niccolò Machiavelli), a descoberta das Américas, o Império Romano, as Guerras Púnicas, Troia e antes de Troia. Em qualquer época e em todo lugar, ludibriar é uma arte praticada pelo poder.

A novidade é a rapidez da difusão e o alcance que um engodo pode alcançar hoje. Nunca houve tanta disponibilidade de informação – verdadeira e falsa – à disposição. Os meios que possuimos são armas poderosas nas mãos de quem fantasia propostas para os conflitos de todos os dias. O resultado é que o senso comum tomou o lugar do bom senso; criaram-se exércitos cegos e fieis, dispostos até mesmo a ações físicas em nome de uma rivalidade suposta. Sim, suposta. Porque os líderes rivais têm muito mais em comum do que nos deixam enxergar. A verdade inventada precisa ser transmitida e retransmitida velozmente, para que outras novas verdades sejam criadas e repassadas num fluxo sem fim, formando uma consciência cada vez mais sólida da falsa realidade, que só será contestada por infieis merecedores do limbo.

Paradoxalmente, a saída, a volta ao discernimento (que prefiro usar ao invés do termo desgatado “bom senso”), é utilizar exatamente as mesmas ferramentas dos aspirantes ao poder. E escavar a informação até o limite das forças, se recusar a fazer parte da corrente que alimenta o dilúvio das falsas notícias, criadoras de uma falsa honestidade e falsos salvadores. A informação deve ser pesquisada, vasculhada, verificada na fonte primária e certificada. Caso seja impossível ou você tenha dúvidas, não divulge, não compartilhe nem comente. Nem dê "like". Se você não se propõe a isso, torna-se a peça mais importante disputada pelos charlatões. Será manipulado sim, apesar de acreditar que não e que está do lado certo, decidindo com a própria consciência. Como o lado certo se escolhe antes de começar uma luta, é fundamental informar-se bem. É a única arma que possuimos.

E se você está aí se perguntando quem foi Nabúlio, aproveite para ir treinando. Pesquise. 

.

No comments: