Sunday, September 25, 2016

Trilha sonora italiana - Renato Zero



Renato Fiacchini nasceu em Roma, em 1950. Artista poliédrico, caleidoscópico e versátil, é cantor, compositor, apresentador, bailarino, ator, dublador e produtor musical. Um dos poucos letristas capaz de aquecer o universo morno da música italiana.

Para quem achava que valia zero, assinou seu primeiro contrato com quatorze anos. Acabou adotando o Zero como pseudônimo (sim, o motivo foi esse). Do pouco que se sabe da sua vida privada – coisa raríssima num país tão fofoqueiro quanto o Brasil - é que o seu grande amor é Lucy Morante, sua secretária desde sempre (e até hoje), apesar de não estarem mais juntos; a outra namorada oficial foi Enrica Bonaccorti, uma paixão dos tempos da juventude. Teria tido affairs com algumas famosas, mas nada foi oficializado. Prefere manter a imagem ambígua e tampouco se importa com os boatos sobre a sua presumível homossexualidade. Seu único herdeiro é Roberto Fiacchini, seu ex segurança pessoal, que Renato adotou oficialmente como filho em 2003.

Renato Zero é um dos artistas mais populares e amados na Itália. Apesar do estilo extravagante – e talvez por isso mesmo – tem uma legião de fãs e já vendeu mais de quarenta e cinco milhões de discos. Compôs mais de quinhentas músicas (para si e para outros cantores) e lota todos os seus shows.

Não chego a ser fã de Renato, como também não chego a ser fã de Elton John, mas não posso negar uma certa admiração por artistas que fazem sucesso por muitos e muitos anos, com canções que aprendemos por osmose e assobiamos distraídos.

Certa vez estava de férias e viu na TV uma entrevista sua a um jornalista; logo se deu conta de jamais ter dado aquela entrevista e ficou curioso. Somente vinte minutos depois percebeu que na realidade se tratava do humorista Giorgio Panariello travestido de Renato Zero. Numa outra ocasião cômica envolvendo o artista, Tim Burton pediu a Johnny Depp para inspirar-se a Renato Zero para a sua interpretação de Willie Wonka, na refilmagem do filme “A fábrica de chocolate”. Mas o melhor dele é a música, que faz parte da trilha sonora cotidiana nas pizzarias da terra da pizza há mais de cinquenta anos.

Site oficial: http://www.renatozero.com












1 comment:

BLOGZOOM said...



Ouvi tudo! Nossa! Que maravilha!
Comecei ouvindo Ave Maria, gostei tanto que então segui cada indicação.
Como Italiano é delicioso de se ouvir.


Bom domingo.