Wednesday, April 20, 2016

Receita de biscoito de queijo


  A receita de hoje é muito fácil.
...Para quem mora na Itália.

Entendo que em outras partes desse mundo tão grande e tão pequeno, o preço e a oferta de um queijo do tipo grana (Parmigiano Reggiano e Grana Padano são marcas do mesmo tipo de queijo = grana) podem inviabilizar a receitinha, feita com as sobras. Se tiver oportunidade, faça.

Até prova em contrário, a receita é minha. Inventei numa das minhas muitas experiências para reaproveitar a crosta do queijo. Os italianos usam normalmente na sopa, mas precisa deixar cozinhar muito. A crosta não chega a derreter durante o cozimento, fica gomosa e deliciosa, mas você vai ter que tomar sopa por muitos dias. Também é possível cozinhar com guisados e afins, com o mesmo resultado. Outra: ralar e usar para fazer cestinhas e rechear com o que quiser. Basta espalhar o queijo ralado numa frigideira quente, deixar que o queijo se funda e depositar sobre uma xícara de boca para baixo, ajudando com a mão a tomar a forma e deixar esfriar. E foi daí que criei a minha receitta, pois não tenho paciência para ralar crosta de queijo duro.

A receita começa no momento de ralar o queijo sobre a massa, ou de tirar as lascas que irão servir de anti pasto ou tira gosto para acompanhar a cerveja ou o vinho. Antes de ralar, use uma faca para raspar a crosta. Nem precisa ser muito, deve apenas limpar a parte mais externa, que foi tocada por sabe lá quantas mãos. Quando ralar todo o queijo possível e sobrar só a crosta, corte-a em pedaços e guarde num pote com tampa na geladeira.


Para fazer os biscoitos, disponha os pedaços de crosta em um prato, tomando o cuidado para que não se toquem.


Leve o prato com a crosta ao micro-ondas por dois minutos, com potência entre os 600 e 800 watts. Devem ficar crocantes e saborosos.



Sirva acompanhado de um bom vinho ou uma cerveja gelada. Hoje dei preferência à cerveja gelada. Eu mereço. 


1 comment:

chica said...

Hmmmm...Essa foi pra matar de vontade porque aqui o queijo esse tá pelo olho da cara,rs Lembro de ter comido na Itália biscoitinhos parecidos! abraços e ficas me devendo,rs chica