Thursday, March 17, 2016

Os elefantes de Aníbal - Monumento à Batalha do Trebbia



Um dos maiores generais da história, Aníbal marcou sua passagem pela província de Piacenza por ter combatido aqui a “Bataglia della Trebbia” (o rio da região) contra o exército romano, após ter atravessado os Alpes com 37 elefantes, no ano de 218 a.C. 


Para recordar o advento, O Rotary Club dou ao município de Gazzola um monumento grande como um elefante, que já virou atração turística. Trata-se de uma obra em fibra de vidro cujo autor é identificado apenas como “uma empresa de Treviso”.


Tuna, distrito de Gazzola é onde se encontra o monumento, uma zona de lagos, rios, córregos e muito peixe (foi lá que eu e Seu Zé pescamos uma fieira enorme de trutas). Mas é, também, uma região muito movimentada, com uma discoteca vizinha ao monumento e um castelo – Castello di Rivalta – constantemente utilizado para eventos.

Aníbal (247 a.C.- 182 a.C.) foi o o estadista e general cartaginês por muitos considerado o maior tático militar da história, tendo liderado as forças cartaginesas na Segunda Guerra Púnica, contra o Império Romano que expandia suas fronteiras na África. 




Os geólogos Giuseppe Marchetti e Stefano Campagnoli estudam as hipóteses do local exato da batalha e indicam no mapa a possível localização onde teria ocorrido. Se você estiver na área, entre um jantar, uma festa e a discoteca, aproveite para apreciar o elefante de Aníbal, antes que uma outra guerra púnica aconteça.



3 comments:

BLOGZOOM said...


Uau! Que historia interessante!

Coitados dos animais, sejam elefantes, cavalos ou camelos!

Bjs

Anonymous said...

tio,

esse cara era malvado com os bichinhos, né tio?

pedro luis

Horridus Bendegoó said...

Estive ao lado do elefante!