Sunday, March 06, 2016

Amalfi - Província de Salerno


Amalfi é um daqueles lugares dos sonhos de todos os viajantes. Sobre as pedras e a pouca areia do Golfo de Salerno, a Costa de Amalfi, com seus também poucos habitantes, é tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.




A origem da cidade é envolvida em um emaranhado de lendas com apenas uma informação em comum: a cidade é de origem romana. Descobertas arqueológicas da época do Império ratificam a informação. Seu nome deriva certamente do latim, provavelmente de Melfi, um vilarejo marítimo abandonado por fugitivos romanos no século IV d. C.; ou corresponderia ao sobrenome de uma linhagem romana do século I d. C. Mas a beleza do lugar torna esse tipo de detalhe apenas argumento entre os visitantes, que ocupam as mesinhas dos bares locais nos finais de tarde.




A vida tranquila da cidade vive uma revolução a cada Verão, com inúmeros turistas que lotam os muitos hotéis da região. Já o dia a dia, as preciosidades geográficas e arquitetônicas – além de uma rica gastronomia à base de frutos do mar e da agricultura local – encantam mesmo os visitantes mais exigentes




Amalfi se encontra ao nível do mar; o fiorde que se estende por toda a região adota o seu nome: Costeira Amalfitana (Costiera Amalfitana). A cidade foi uma antiga República Marinha, rivalizando com outras repúblicas, como Pisa, Veneza e Gênova pelo controle do Mar Mediterrâneo. O Código Marítimo de Amalfi, também conhecido como “Tavole Amalfitane”, teve uma grande influência na navegação mediterrânea até o século XVIII.




Hoje a cidade ainda comanda a região, mas seus atributos são pacatos e convidativos. E gastronômicos.






2 comments:

Anonymous said...

tio, isso aqui tá às moscas, hein tio?

pedro luiz

BLOGZOOM said...



Eu adoraria passar o resto de minha vida viajando!

Bjs