Saturday, October 18, 2014

Para Luiza



  

     Minha querida filha Luiza,

     Você bem sabe que sou eu a gostar de escrever, mas tenho certeza de que a sua mãe e a sua irmã pensam da mesma forma e gostariam de também ter escrito as coisas que você vai ler agora.

     Antes de mais nada, saiba que o amor que nos une não tem limite e é eterno. Você sempre será a nossa Luiza, Batata, Luli, Lu, Lulu, Monstrinho e Bijou. A nossa casa será sempre NOSSA (minha, da sua mãe, da Bia e sua. Sempre!). Volte sem avisar, volte e fique quanto tempo quiser ou precisar, mas – principalmente – volte quando nem precisar voltar. Tenha as chaves sempre à mão.

     Estamos tristes e felizes com a sua ida para Londres. Vai ser muito difícil não poder abraçar e beijar você todos os dias. Por outro lado, estamos entusiasmados com a sua decisão; você está fazendo o que escolheu fazer e temos certeza de que vai ter muito sucesso nos seus planos. Nós torcemos e rezamos por você. Todos os seus sonhos irão se realizar, mantenha os pés nos chão e não perca o foco dos seus objetivos. Às vezes você vai precisar se adaptar, saber esperar, descobrir ou criar oportunidades. Seja flexível, vá em frente. Nós lhe apoiaremos sempre.

     Você é uma pessoa axuberante. Quem lhe conhecer vai descobrir que a sua personalidade também é exuberante. Trate bem as pessoas, com respeito, cordialidade e um sorriso no rosto. Trate melhor as pessoas mais humildes, que não tiverem nada a lhe dar em troca. Seja humilde e simples. Lembre-se de que a amizade leva tempo a ser cultivada: confie no seu instinto quando conhecer alguém, não permita que se aproveitem de você. Respeite os sentimentos dos outros, respeite os seus próprios sentimentos. Não cultive rancores. Se houver momentos de tristeza ou se alguém fizer você sofrer, chore e desabafe. Depois, enxugue os olhos, encontre um motivo para sorrir e vá em frente. Não se vingue: não poder compartilhar a sua amizade já é um castigo suficientemente grande.

     Trate cada pessoa como ela merce ser tratada. Pessoas diferentes devem ser tratadas de modos diferentes. Avalie bem cada situação de estresse e procure se colocar no lugar do outro, antes de tomar uma decisão. Não aceite provocações – não se deixe cair nelas! – mas se precisar ser ríspida, faça de modo a deixar claro a sua posição de uma vez por todas. A diplomacia consiste em deixar uma saída honrosa à outra pessoa; use-a. Crie e cultive uma rede de contatos.

     Comunique-se bem. Os outros não sabem o que você está pensando. Fale de modo claro e cortês, não deixe um problema crescer: corte o mal pela raiz. Se não entender, pergunte sem medo. Quando for aprender algo novo, escreva. Escrever ajuda no processo de aprendizado e gera uma fonte onde tirar dúvidas.

     Não fume, beba com moderação e fique longe das drogas. Quem lhe oferece droga não é seu amigo! (ou é ingênuo e ignorante demais para ser seu amigo. Mantenha distância de quem se droga.) Evite festinhas em que possam oferecer drogas ou misturá-las nos coquetéis. Em bares ou locais públicos, tenha sempre à mão o seu copo e prefira latas ou garrafas que você mesma possa abrir. Não aceite bebidas de estranhos.

     Alimente-se bem todos os dias. Produto industrializado não é alimento. Legumes congelados permitem uma refeição sadia e rápida a qualquer hora. Fruta fresca e salada devem fazer parte da sua rotina. Esteja atenta às comunicações do seu organismo: dor de cabeça normalmente provém de má alimentação; cansaço, mal humor e fadiga informam carência alimentar ou noite mal dormida. Preste muita atenção ao seu bem estar. Cuide de você por nós.

     “Não existe almoço grátis.” Desconfie do excesso de atenção ou de generosidade. Recusar educadamente um convite, um presente ou uma proposta que lhe pareçam inadequados, vai manter você longe de problemas.

     Seja você mesma. Não crie personagens nem tente parecer o que não é. Você já é suficientemente inteligente, divertida, agradável, bonita e companheira para que qualquer pessoa queira estar ao seu lado. Seja simples. Dedique as suas energias somente a quem aprecia a sua companhia, mas não trate ninguém com desprezo.

     Guarde uma parte do seu salário. Não gaste tudo o que ganhar, tenha sempre uma reserva. Pague suas contas e não faça dívidas, prefira comprar à vista e pedir desconto. Aprenda a se organizar. Roupa suja vai pro cesto; roupa usada pode ser guardada no armário e estar pronta para a próxima vez. Se não bagunçar; não vai precisar arrumar; cada coisa deve ter um lugar, desse modo você encontra tudo pois sabe onde está. Mantenha limpo e organizado a sua casa, o seu local de trabalho e qualquer lugar que você frequentar. Deixe uma imagem positiva de você.

     Lembre-se: você tem uma família e nunca vai estar sozinha. Mesmo que esteja longe. Nós somos as pessoas mais indicadas para pedir conselhos e ajuda, se precisar. Nós te amamos. E acima de tudo, viva com alegria fazendo o que lhe der prazer. A vida é muito curta para arrependimentos.

     Com muito, muito amor,

                                   Papi.
                                   Piacenza, Itália – outono de 2014
.

9 comments:

Bah said...

Sábias palavras!

K!

Anonymous said...

tio,
a luiza foi embora, tio?

pedro luis

Tati e Seus Nicola'S said...

Diria que se trata da mais pura sinceridade do amor ... ou do amor mais puro e sincero!! Todo o sucesso e felicidade para sua Luiza :)

Claudinha ੴ said...

Mas que Papi cuidadoso!
Mas eu faria exatamente o mesmo, aliás, faço, mesmo meu filho tendo escolhido trabalhar a 30km de casa, em outro estado, rsrs. Muito sucesso para sua filha!

Flavia said...

Lindas palavras, sinto falta de nunca ter ouvido algo assim do meu pai.Beijocas

Thais said...

Sinceridade e sensibilidade entrelaçadas neste lindo texto de pai para filha. Não conheço amor maior que este.
Abraços!

Thais Miguele said...

Post incomentável dada sua importância. Boa sorte para a sua bebê. Tenho certeza que com um pai tão atencioso e cheio de cuidado, ela vai tirar de letra essa nova fase da vida.

BLOGZOOM said...



Estimado Allan,

Parabens por esta perfeita mensagem repleta de amor, de sabedoria adquirida pela escola da vida, preocupação de quem zela, tudo atraves de um papo franco deste pai.

Felicidades para sua linda filha.

Bjs

Rafael Galvão said...

Belíssimo.