Sunday, November 17, 2013

O que acontece em Piacenza

Às vezes me esqueço de comentar sobre a cidade onde moramos. Talvez alguém ache que Piacenza é uma cidadezinha esquecida num calendário medieval e que nada acontece por aqui. Mea culpa. Pois bem, a cidade tem faculdades, teatros, cinemas e uma vida cultural agitada. Mas é preciso se informar, ou o Cineclub, os festivais de jazz e blues, as exposições e concertos, os eventos na cidade e pela província, vão passar como fantasmas. Esse é o grande defeito local: a falta de uma adequada divulgação.



A exposição “EMOTIONS OF THE WORLD” iniciou no dia 7 de Novembro e vai até o dia 28, com artistas de diversos países e muitos brasileiros. Entre eles, a amiga a mosaicista Cida Carvalho. Foi lá que eu e a Eloá conhecemos a pintora Rose Fernandes e o marido [como se chama o marido dela? Eu e minhas gafes...], uma baiana de Guanambi que estava expondo contemporaneamente na França. O Spazio Rosso Tizziano, onde está rolando a exposição, é uma ex igreja medieval que funciona como galeria de arte; a organização é sempre perfeita. A Cida Carvalho não pode vir, mas as suas obras a representaram muito bem. Se quiser visitar, ainda dá tempo .







Mas não corra, que o “Estate di San Martino” já passou. O Verão de São Martinho é uma época do Outono, normalmente depois das primeiras geadas, em que o clima sofre uma agradável mudança, com dias claros e temperatura agradável. Dia 11 de Novembro é dia de San Martino, mas a festa aconteceu no Domingo, dia 10. É nesse dia que se abrem os primeiros barris de vinho novo (novello) para acompanhar as castanhas assadas pelas ruas. A festa tem uma característica medeival e precisa ir cedo, ou vai faltar espaço para caminhar no centro antigo, vai faltar vinho e castanha.












.

13 comments:

Carol Alencar said...
This comment has been removed by the author.
Carol Alencar said...

Ih... "deu ruim"! Comentei antes e nao foi!
Entao... eu dizia que adorei saber mais sobre o que rola em Piacenza. Adoro festas medievais!
Aqui em Arezzo rolam duas festas de "Palio" (a batalha de cavalos com aquelas espadas longas que os cavalheiros tem que derrubar um ao outro).
As vezes passo em frente a Piacenza mas nunca tive curiosidade de "descer". Irei repensar esse conceito! :)

Ah! Super figo na foto hein Sr. Allan! rsss

Denise Rangel said...

Uau! Adorei esta festa medieval! Se algum dia, for a Piacenza, quero ver isto! :-)
Abraço, garoto

Claudio Costa said...

Bom ter notícias de Piacenza, pois é como se estivesse aí por perto conversando com meus amigos... Um grande abraço para Vc, Eloá, Bianca e Luísa...

Thais Miguele said...

Eu ainda vou conhecer Piacenza!!!

Estúdio de Mosaico Cida Carvalho said...

Queridos amigos!!!!
Que bacana!!!!voces filmaram!!!Amei ! Obrigada de todo o coraçao !!! Vou compartilhar o seu blog!!!! Grande abraço e que festa maravilhosa essa!!! Qundo for a Italia seguramente vou visita-los!!!
Geovana esta com um catálogo meu para presentea-los!!!

Anonymous said...

Pode uma invejinha boa?! Parece maravilhoso! Fiquei com muita vontade de visitar! : )

myra said...

na Italia sempre tem tantas coisas lindissimas! que saudades...
bjos

Lucia Freitas said...

YAY! o melhor deste post é poder passear em Piacenza contigo! beijo queridíssimo!

Bah said...

Adorei conhecer um pouquinho mais do lugar onde vive... Mas esse lance de divulgação é seríssimo! Tanta coisa legal rolando que deveria ter mais divulgação,né?

Kisu!

BLOGZOOM said...

Que bacana, Allan.
Gostei muito de assistir os vídeos e as fotos compartilhadas.

Beijos e otima semana.

Inaie said...

Um dia vamos tomar um café juntos em Piacenza.

Estúdio de Mosaico Cida Carvalho said...

Bom dia!!! Nossa!!! Procurando aqui as minhas exposições fora do Brasil, entrei novamente nesse maravilhoso Blog. Muitos anos se passaram mas a gente não esquece quem nos prestigia e escreve tão bem assim!! rsrsr Amigos Allan e a Eloá que nunca vi pessoalmente mas sei que um dia ainda nos conheceremos!! De novo agradecendo a acolhida e visita na minha exposição!!!! Abraços brasilianos!!!