Thursday, October 10, 2013

Varal dentro de casa



Todo ano é a mesma coisa. O verão acaba de repente, o outono chega com um frio polêmico e todo mundo reclama. Oito, dez dias de temperaturas baixas aniquilam o bronzeado dos últimos veranistas, nenhuma novidade. Só a neblina nessa época foi notícia.

Eis que o outono afina suas cores e temperaturas trazendo de volta um calorzinho tímido mas confortante. E eu pergunto: “E agora? Porque a prefeitura tinha que autorizar que o aquecimento das casas fossem acesos no dia 8, e não no dia dezesseis, como previsto? Será que essa gente friorenta não suporta um friozinho?” Tarde demais, liberou, tá liberado. E pra quem mora em prédio com aquecimento centralizado – como nós – não adianta desligar os aquecedores: a casa recebe o calor dos apartamentos vizinhos.

[Confesso que as roupas geladas no varal secaram rapidinhas quando foram parar ao lado do aquecedor da sala, mas quem aguenta jantar sem abrir as janelas?]
.

16 comments:

Unknown said...

Já fazem dias que o varal daqui está dentro de casa.
Liguei o aquecimento da casa no domingo, depois a temperatura natural aqueceu um tiquinho, e eu desliguei. Hoje liguei o aquecimento do quarto-escritório. Acho que os vizinhos ainda não ligaram o aquecimento do apartamento deles, mas como eu sou friorenta e chegada a um calorzinho, vou ligando aos poquinhos. Abraços

myra said...

eu sou mto friolenta, Allan, mas aqui ainda nao posso acender o aquecimento!!! horrivel!
um gde abraco!

Cantinho da Nany na Italia said...

Eu já to com muito frioooo!!! n acredito que vc quer abrir a janela? kkkk e olha que eu sou calorenta! aqui as stufas já estão a todo vapor, casa fria pra caramba...bjss

Tati e Seus Nicola'S said...

Lembro de um dos aptos que morei que podia até andar descalça em pleno invernão de janeiro. Vinha um calorzinho bom do apto debaixo que tornava meu chão térmico :)

Thais Miguele said...

Ah, problemas com o clima... são os melhores, não é?

Anonymous said...

tio,

lava roupa todo dia, que agonia

pedro luis

Claudinha ੴ said...

Ah, uma realidade que desconheço... Aqui faz frio, chega a gear, mas nada assim tão radical...
Boa sorte com o aquecimento!
:)

Sandra said...

O aquecedor foi ligado no início deste mês aqui em casa. O frio chegou cedo na Suíça. Hoje faz 6 graus :-(

Anonymous said...

Este ano, em maio, ao chegar a Paris, no dia seguinte os jornais estamparam a notícia: "dia de primavera mais frio desde 1887!".
Senti-me na sua São Paulo: vento gelado, garoa chata... tão diferente de julho do ano passado... uma pena!
Ao encontrar uma amiga parisiense, quando perguntei se estava tudo bem, ela foi logo dizendo: - sim, tudo bem; não entendo este povo daqui, faz frio e tomo mundo reclama, se não estivesse frio, todos reclamariam mais ainda, não sei porque nós, parisienses, somos tão rabugentos!.
Depois disto, conversei sobre tudo, menos sobre o clima, a não ser quando disse: - com este tempo, como é bom beber vinho!. :)
Manoel Carlos

Luma Rosa said...

Poxa, Allan! A ditadura dos aquecedores e não tem como ir contra a maioria em seu condomínio. O povo não anda friorento, o povo se acomodou no conforto - Não quer passar frio, não quer pasar calor!
Adoro sentir calor e só de ler a palavra "frio", sinto arrepio!
Seguindo a lógica do Manoel: - Não dá para beber vinho!
Bom fim de semana!!

Carol Alencar said...

E eu fugi pra Argelia!!!
Nem quero imaginar o frio comecando por ai! Hehehehe
Mes que vem to de volta pra pendurar minhas roupas no termocifone tb!!! Rsssss
Bjs

Ana said...

O povo em geral é muito indeciso. Aquecedores, ar condicionado, etc, deveriam ser só para dias de clima muito forte. Aqui, por exemplo, ainda está friozinho e tenho que passar o dia em uma sala com ar condicionado bem frio. É só para gastar luz!!!!!
Mas aí no seu caso, teve o lado positivo de secar logo as roupas!

Paula Oliveira said...

Cheguei aqui ontem a noite e confesso que tive que ler esse post duas vezes pra entender e digerir essa realidade tão diferente de todas as experiências que já tive na vida. Prefeitura autorizando o aquecimento nas casas? Nunca vi/ouvi nada do tipo. Na Irlanda, com aquele clima oceânico-úmido-chuvoso-e-ventoso, aquecedor o dia todo é coisa de quem tem dinheiro, muito dinheiro. Nos contentávamos em ligar por uma horinha durante o dia, de preferência aproveitando o embalo para tomar banho e lavar os pratos sujos (não exatamente nesta ordem). Já no (oeste do) Canadá, clima continental sub-ártico, frio, neve, mais frio e mais neve, é aquecedor 24/7 só por uma questão de sobrevivência mesmo. Mas ainda assim, cada um no seu quadrado, ou seja, cada um com seu termostato.

Lúcia Soares said...

Você vai ler mil vezes ainda: detesto frio! rs
Mas acho que todo mundo anda reclamando ou, pelo menos, comentando muito sobre seus incômodos quanto a frio demais, calor demais,chuva de menos, secura sem fim e vai por aí.Nada está bom...Humanos! Humpt!
Bom domingo!
(janelas abertas...para mim, fundamental...)

Anonymous said...

Cada vez me convenço mais de que moro no lugar certo. Não suporto frio. Aquecedor com autorização? Muito interessante.
Abraço, garoto

Bah said...

Já tô sofrendo só por sair de casa, um vento que olha... dá dó dos cabelos ao ar rssss

Kisu!