Saturday, February 02, 2013

Brasileiros podem votar nas eleições italianas



Assim como os italianos residentes na América do Sul, brasileiros que possuem a cidadania italiana também podem votar nas próximas eleições para o Parlamento Italiano, neste mês de fevereiro.

Antes de mais nada é preciso certificar-se da atualização do próprio endereço no consulado italiano da região. O voto chegará pelo correio e o eleitor deverá fazer com que o voto seja devolvido ao consulado até o dia 21 de fevereiro. Caso o eleitor não tenha recebido o voto pelo correio, deve solicitar diretamente no consulado.

Candidata a deputada pela América do Sul, a Claudia Antonini há anos auxilia os descendentes de italianos na difícil tarefa de obter a cidadania italiana. Conhece bem as dificuldades de um processo que poderia ser mais ágil, não fossem os entraves e meandros burocráticos italianos, além do descaso de alguns funcionários das repartições consulares.

Se você é italiano morando na América do Sul, vote Antonini. Se você é brasileiro, argentino, chileno, venezuelano ou de qualquer outra nacionalidade sulamericana e possui a cidadania italiana, vote Antonini. Sim, se você é brasileiro ou brasileira e mora em um outro país sulamericano, pode votar na Claudia Antonini.

Tenho a impressão de que a Claudia causará mal estar nos políticos de profissão. Um motivo a mais para votar nela.

Para saber quem é Claudia Antonini, visite o blog pessoal dela aqui, veja o perfil dela no PD aqui e leia a recente entrevista à revista Insieme, onde ela conta – dando nome aos bois – as dificuldades contra as quais luta pela defesa da comunidade italiana no Brasil, aqui.

Veja mais notícias e apoios à candidatura da Claudia Antonini:

Acisa – Passo Fundo

Jornal do Comércio

Jornal Sul21 – apoio de Sgarbosa

Agência de Notícias ALRS

Visão Política

Estação FM

 Secretaria de Políticas para Mulheres do RS

Jornal Sul21

Apoio de Tarso Genro

Portal PT/RS

 
Cônsul Cônsul geral da Itália em Curitiba explica em vídeos como proceder para o voto por correspondência nas eleições italianas aqui

. 

6 comments:

Ana said...

Nada mais justo. Alguns estrangeiros, seja onde for, muitas vezes estão mais informados e envolvidos do que quem nasceu no país.

Denise Rangel said...

Utilidade pública, Allan. Este blog presta importante serviço a quem sofre com os entraves burocráticos em um país estrangeiro. Sucesso a sua candidata. Abraço, garoto

Unknown said...

Nunca é demais fazer campanha para quem apoaimos. Boto fé.
Boa semana!

cucchiaiopieno.com.br said...

Muito interessante!
Obrigada por compartilhar!
Vou passar o link do teu post para alguns amigos.
Sucesso pra ela!
Léia

Thais Miguele said...

Brasileiros exercendo seus direitos pelo mundo :D

Luma Rosa said...

Da outra vez, fiz uma confusão danada! Esse post está bem explicado, não que o outro não estivesse - ainda não sabia que italianos residentes no Brasil pudessem votar por aqui. Vou enviá-lo por email para os meus amigos! Feliz dia!! Beijus,