Thursday, August 12, 2010

Férias ecológicas















Hoje todo mundo sabe que as viagens provocam impactos ambientais; ainda que pequenos, quando comparadas com as verdadeiras catástrofes ambientais. Mas a soma de pequenas ações geram um resultado muito maior. Portanto, programe suas férias.

Evite viajar ao hemisfério Norte durante o período de 15 de Julho a 15 de Setembro, quando a alta estação aumenta muito os preços, todos os pontos turísticos estão lotados e o serviço acaba gerando frustração. Fora desse período, o ar-condicionado não será necessário, mesmo que faça um pouco de calor. Prefira um quarto com ventilador no teto, que produz dez vezes menos CO2 que o ar-condicionado. Lembre-se, ao preparar as malas, de tirar das embalagens os shampoos, cremes e outros produtos: em casa você sabe como e onde promover a coleta diferenciada.

Se a viagem for em avião, prefira os voos diurnos, pois eles provocam menos danos à atmosfera que os voos noturnos. O mesmo vale para os meses mais frios, quando a emissão de gases nocivos à atmosfera dos aviões é muito superior que nos meses mais quentes ou na meia-estação. Decolagens e aterragens são os momentos em que o avião consome a maior parte do combustível, assim, voos diretos são preferíveis aos voos com escalas. Quanto mais escalas, maior o consumo de combustível e de emissão de gases nocivos. Além disso, considere que os trajetos superiores a 6 horas emitem somente dois terços de CO2 por km em relação aos voos mais breves. Por fim, aproveite para usar os serviços higiênicos dos aeroportos e evite os dos aviões. Acionar a descarga em voo produz a mesma quantidade de CO2 emitida por um automóvel em 10 km.

Praias, montanhas, parques e fazendas nem sempre têm um sistema de coleta do lixo eficiente. Levar um saco para trazer o lixo produzido – ou encontrado – vai causar boa impressão à natureza. Tire fotos e compre o artesanato local, se produzido de modo sustentável. Animais e “souvenirs” retirados da natureza são de péssimo gosto e influem negativamente na fauna e flora local.

Seja ecológico e boas férias!

6 comments:

Marco Antônio said...

Pena que a maioria das pessoas não se preocupam com esse tipo de coisa. A Lu por exemplo foi para Gênova, mas não foi por motivos de lazer ou férias e sim para acertar coisas pessoais. Mas acho que hoje em dia é fundamental pensar em outras coisas além do prazer pessoal. Se bem que sempre foi.
Grande abraço

Juju said...

Essa é novidade sobre os vôos, que de dia causam menos danos, bom saber, eu prefiro vôos diurnos, só é dificil quando são longos, como na minha ultima volta de Frankfurt à Salvador, 10 horas com a baianada e a criançada agitando o vôo, impossivel mesmo uma cochiladinha...rsrs... vc já fez esse vôo da Condor? é uma piada, fiz até um post sobre a minha volta, foi engraçadíssimo, a maioria nordestinos que vivem na Europa, como o vôo é barato, vem lotaaaado, e o pessoal na maior farra pois a maioria são jovens, no final das contas me diverti também.

Vamos pensar em ser ecológicos cada vez mais, obrigada pelas informações Allan.

beijo
Ju

Juliana Rossa said...

Ótimas dicas!
Que bom seria se todos pensassem como vc!
Bj!

Agatha Alves said...

Não sabia dessa dos boos...
Otimas dicas, se todos pensassem assim e tentasse evitar esse impacto, o resultado seria bem melhor do que o de hj em dia, mas as pessoas acham que só pq é ferias não rpecisam se preocupar com mais nada.
Bom eu só terei ferias ano que vem, e vou planejar bem e pensar mais sobre certos assuntos.
beijos

myra said...

oi, meu querido amigo teus conselhos sao sempre otimos! o problema é que muita gente nao pensa assim..pena,
um abraço,

maray said...

Olha, Allan, eu tento. Mas, veja bem, com orçamento de terceiro mundo, na vez (única) que eu fui ao primeiro tive que ir em vôo noturno, com escalas. Questão de preço. E tive que acionar a descarga do banheiro do avião, sim. Por respeito aos outros e porque sou mijona na menopausa. A cada duas horas minha bexiga dá sinais de vida.
Afora essas cositas, o resto eu faço. Coleto seletivamente e vou bem longe pra entregar meu lixo. A prefeitura daqui só coletou alguns meses antes das eleições. Depois, babau. eu continuo e me locomovo pra levar onde coletam.
Não como carne de bicho nenhum nem maltrato animais e criancinhas. Apesar de que na minha juventude comunista eu era acusada de comê-las. ( as criancinhas);)