Sunday, February 07, 2010

Marketing sazonal

Num daqueles dias em que se chega cansado do trabalho e tudo o que se quer é relaxar, descobri que precisava de um chopp. Não uma cerveja, que essa tem sempre em casa, apesar de beber cada vez mais raramente, mas um chopp. O chopp é mais leve que a cerveja, mais fresco e naquele dia eu precisava de um chopp. Desci e só fui encontrar no quinto bar, apesar de quase todos possuírem a torneirinha de chopp sobre o balcão. O barista – que na Itália é como se chama o balconista de bar – explicou que o consumo de cerveja cai durante o inverno e muitos bares optam por suspender o produto, passando a oferecer cerveja em lata ou garrafa, evitando, assim, que o chopp envelheça antes de ser consumido. Tomei meu chopp e voltei para casa pensando na quantidade de produtos que sofrem a sazonalidade.

Não só o chopp desaparece neste período, mas as propagandas de cerveja também. Paradoxalmente, tem muita publicidade de cruzeiros e praias ensolaradas. São as ofertas de viagens aos países de clima quente. Egito, Marrocos, Tunísia, Cuba, México… E o Brasil, nada. Apesar das sorveterias funcionarem o ano inteiro só com sorvete – na maioria delas, pelo menos – é claro que os novos lançamentos irão esperar o início do verão, quando irão substituir os chocolates, que abarrotam as prateleiras dos supermercados nessa época para desaparecerem em agosto.

A maioria das frutas só é encontrada na estação certa. Os meus caquis acabaram, mas em compensação os cítricos dominam as feiras e bancos de supermercados. E não tem conversa, acabou o inverno, as laranjas vão apodrecer que ninguém irá comprar. “’Magina! Essa laranja vem da Africa do Sul. Quem sabe como eles cultivam laranja por lá?” Mas enquanto fizer frio ninguém olha etiqueta de laranja, tangerina, mexerica, pompelmo (grapefruit) ou outro cítrico qualquer: é inverno, tempo de laranja e de parques de diversão fechados – já imaginaram montanha russa a 15 graus negativos?

Refletindo bem (afinal, foram só dois chopps) tudo gira em torno das estações. O consumo de salames e alimentos gordurosos é alto no Inverno; as vendas de bicicletas aumentam na primavera; setembro é o mês com o maior número de casamentos, para permitir uma lua-de-mel em uma praia mais tranquila; as novas séries de tv são lançadas com o fim do verão e vamos aprendendo a esperar a estação certa. Mas, laranja…

Algumas chatices nos acompanham o ano inteiro e não dão um respiro nem com reza brava, como futrica política e fofocas sobre famosos, dois assuntos que italiano gosta de manter atualizados. Mas não seria melhor conversar/discutir/fofocar em uma rodada de chopp?

13 comments:

Carlos Medeiros said...

O Brasil não aparece nas campanhas publicitárias de turismo. Estranho. Daqui temos uma imagem diferente. Será uma falsa impressão?

Leila Silva said...

Ah, então pompelmo é grapefruit? Se não me engano em portguês é toranja...de qualquer modo não gosto desta fruta, mas dizem que é excelente para a saúde.
Olha, essa da laranja eu não sabia, para mim está bem relacionada ao verão pq aqui no Brasil consumimos muito suco da fruta.
Será que é por causa da violência que o Brasil está fora das campanhas publicitárias?
Abrço

Vivien Morgato : said...

A minha grande frustração é que jaboticaba é minha fruta predileta...e eu me esqueço de sua estação! Esse ano, fiquei sem jabotica por puro esquecimento.
beijos.

peri s.c. said...

Estive na Itália na estação certa : a dos funghi, hummmm ...

abraços

Lili Detoni said...

É... quando estive na Itália (verão), comi muitas maçãs. Aqui no Brasil, estamos vivendo um verão de temperaturas muito elevadas, e com isso, alto consumo de sucos de frutas, incluindo a laranja, é claro. Fiquei triste ao saber que o Brasil não se encontra na lista de publicidade para o verão... talvez seja, realmente, pela violência que desfila nos jornais internacionas, né?... Mas, espero que o inverno de vcs vá se esquentando o mais rápido possível, para que as laranjas retornem, assim como o delicioso chopp! Abraço da amiga Lili.

Agatha Alves said...

Olha acho tão chato isso, tem que esperar a estação certa, o tempo crto para se consumir certas coisas, mas infelizmente é assim.
Agora qual é a estação da banana? o ano todo? pq banana sempre vejo vender sempre o ano toda em todas as estações, eu acho pelo menos, é o que vejo rs.
Nossa quando entro em sites itlaianos, a maioria que encontro é de fofoca hahahaha, eu percebi que eles gostam muito disso. e vi tbm que em vairos sites de noticias tem algumamatéria sobre ovni, os italianos gostam desses assuntos?

e as laranjas? já n sei, mais que com esse verão aqui no Brasil está sendo muio consumida, encontrei na casa da minha avó 5 laranjas enoooormes rs

Beijos

myra said...

sim voce tem razao, chega de fofocas ( e nao numa rodada de chopp, mas infelizmente no parlamento...)e que comecem realmente a fazer algo por este maravilhoso pais, Italia!!!
bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Allan, por aqui também é assim. Os vinhos tintos estao em alta no momento.
Os salamis italianos têm invadido as nossas prateleiras assim como os queijos suicos.

Eu prefiro o Chopp à cerveja, principalmente a cerveja alema que acho muito pesada.

Um abraco e boa folia.

Unknown said...

Allan,

aqui em Salvador com tanta gente e tanto calor tem vezes que a gente pede uma cerveja num bar e vem quente, e também tá dificil encontrar chopp, acho que não dá tempo de gelar, só estão vendendo cerveja longneck.

sai com um amigo e fomos a 3 bares até encontrar cerveja gelada adequadamente.

e depois o sogro da minha filha, alemão, me disse que não entende como tomamos cerveja gelada, que cerveja tem que ser na temperatura ambiente...hãhã... seu Günther, venha tomar cerveja no carnava da Bahia!...kkkkkk

mas Allan, nada mesmo como uma rodinha numa mesa de chopp pra falar de politica, né?...rs

beijos
bom carnaval!!!

e viva a Bahia!!!

(pode não ter propaganda, mas tá cheio de gringo na cidade!)

Annita said...

Vivien a época da jabuticaba se não me engano é novembro.

Bem, falando do chopp e cervejas... a Itália tb não tem mania da "cerveja estupidamente gelada". E eu não consigo beber cerveja se não for bem gelada, por isso raramente tomo cerveja ou chopp quando saio de casa!

Bom carnaval! :)

ines bachiega said...

Qdo eu era menina e até uns 15 anos as estações do ano, pelo menos aqui em Campinas, eram bem definidas, e algumas frutas só apareciam no outono mesmo. Os ovos de Páscoa não derretiam pq o verão já havia passado. Hj está td misturado. Teve dia em janeiro que precisei usar moleton e me cobrir com edredom prá dormir, pode? E em 2009 não teve estiagem, choveu praticamente o ano todo e muito...loucura! Mas agora tá chegando o caqui, que é minha paixão, e que continua aparecendo apenas nesta época...rs.
Abraço

Unknown said...

Eu só sei que não vejo a hora do inverno ir embora. Bom final de semana!!!

Lunna said...

Saudades do inverno carissimo, aqui está insuportavelmente quente e eu lembro sinceramente que quando estava em Genova pouco ouvia falar do Brasil, sabia das notícias através da minha tia que morava aqui e nos mantinha atualizados. Mas nada sobre turismo e nem mesmo carnaval. rs
Vinho quente, queijo, chocolate. hummmm mas não com todo esse calor e essa chuva que só faz esquentar ainda mais. aff
Bacio carissimo