Sunday, August 16, 2009

Vellutata porri e patate

Está frio aí, né? Nós, aqui, morrendo de calor e bolando todas as maneiras para driblar o fogão. Melão com presunto, saladas mil, carne louca preparada com antecipação na geladeira, salada de arroz (insalata di riso), comer pizza fora, o congelador entupido de sorvete, enfim, tudo para não aumentar o calor que anda fazendo por esses dias. Receita de salada? Pra quê, você só iria usar daqui a uns seis meses. Ela iria ficar rolando pra lá e pra cá até ir parar no lixo. Provavelmente com uma lista de compras anotada no verso.

Foi pensando em você que lembrei de uma receitazinha rápida, daquelas que acalma o estômago e anima a alma em noites frias. Vai sem foto, que eu é que não vou encostar a barriga no fogão num calor desse. Pior: teria que tomar sopa, com um calor desse.

Vellutata porri e patate (para 4 pessoas):

2 alho-poró
400 g de batata
800 ml de brodo (ou 800 ml de água com caldo Knorr, mas não é a mesma coisa)
Manteiga
Sal
Pimenta do reino
½ copo de leite

Corte em fatias finas o alho-poró, descartando a parte mais verde. Em uma frigideira, coloque um pouco de manteiga e refogue o alho-poró em fogo baixo. Se o fogo estiver alto, o alho-poró ficará escuro e amargo. Descasque e corte as batatas em cubinhos; em uma outra panela, cozinhe-as no brodo até que amoleçam ao toque de um garfo. Deixe tudo esfriar e bata no liquidificador. Devolve à panela, junte o sal e a pimenta do reino e apague o fogo assim que começar a ferver. Pouco antes de servir, reacenda o fogo, adicione o leite, aguarde dois minutos e sirva.

A quantidade de alho-poró pode variar, dependendo do seu paladar. Se preferir, pode ser gratinada com um pouco de Parmigiano Reggiano. Sirva pão torrado para acompanhar e mais nada. Mande-me fotos, que vou guardar na geladeira.

10 comments:

Anonymous said...

As suas receitas me lembram as crônicas culinárias de Apicius, formidáveis.
Manoel Carlos

Anonymous said...

Tá frio mesmo ...

Mas hoje já saiu um solzinho.

Bjs.
Elvira

Lunna said...

Hummmm...
Ontem eu fiz maionese com batatas.
Aqui não está frio não, há vento, um pouco de sol. Mas nada que motive um capuccino ou um chocolate quente.
Beijos

Ps. Vou fazer a receita nesta segunda, depois te envio a foto. Beijos

marcelo said...

Justamente neste final de semana a temperatura passou de 30º, uma supresa para um inverno de um rigor quase inédito (para a minha memória, ao menos).

Pode parecer óbvio (ou não), mas sou realmente fã de sopas, e ser lembrado por isso é uma honra.

grande abraço!

Ana Maria said...

Esta receita me deixou com água na boca. Vou fazê-la em breve, mas fiquei tentada a não usar o leite. Será que que cometo algum desatino culinário?

Aninha Pontes said...

Com alho poró nunca experimentei, aliás, para falar a verdade, nunca comi alho poró.
Agora costumo fazer uma bela sopa de batatas com calabresa. Essa é unanimidade entre meus filhos.
Um beijo

Luma Rosa said...

Que delícia!! Tenho que me policiar, senão coloco alho poró em tudo!

Este foi o inverno de menos frio pra mim. Nem vi o inverno pra falar a verdade! Outono e veranico. Final de semana passada saiu nos telejornais as praias lotadas e os banhistas sem entender ou definir em qual estação estávamos. Em todo o caso, só deixar a sopa esfriar um pouquinho!! :D Beijus

Lenissa said...

HUUUUMMMMM! Nesse inverno do RJ será que ainda dá tempo? Bj!

Carlota said...

Oque é brodo?

Allan Robert P. J. said...

Carlota,

Brodo é o caldo que se usa para uma série de pratos e pode ser de carne ou vegetal. A tradição manda utilizar o brodo feito em casa, enquanto a pressa sugere que seja substituído por um cubinho de caldo knorr.

A receita do brodo tradicional você encontra neste outro post:
http://cartadaitalia.blogspot.it/2007/08/brodo-e-soffritto-os-segredos-de-um-bom.html

Bom apetite!
:)