Thursday, June 04, 2009

Um mar de histórias

A querida amiga Lucia Malla convida:

"Dia 08 de junho, próxima segunda-feira, é o dia mundial dos oceanos. A proximidade da data com o dia do meio ambiente não deve ser coincidência, mas fato é que, cansados de tanta discussão sobre ambiente, a gente termina deixando de lado o dia 08 - e com isso, perde-se uma chance de ter mais pessoas conversando sobre o mar.

Sabemos que os oceanos são o suporte da vida no planeta - "sem o azul, não há verde", lembram? E sabemos que os mares vêm sofrendo um "desgaste" incomparável nas últimas décadas, com poluição, sobrepesca, aquecimento global... e mais uma lista enorme de outros problemas. Quase todo dia eu leio/comento/ouço um novo problema envolvendo os oceanos. A ladainha é sempre a mesma. É triste, confesso.

Para mudar um pouco o ritmo desse maremoto de más notícias - e mostrar o quão precioso para as nossas próprias experiências de vida o mar é - convido a todos para celebrarem o dia 08/junho de uma forma bem diferente. Podem chamar de blogagem coletiva; prefiro chamar de "um mar de histórias".

A "viagem" é: cada um conta em seu blog uma história/caso/causo/momento/evento/reflexão que teve em sua vida em que o mar esteve como cenário ou personagem, de uma forma positiva/bem-humorada/animadora. Uma história pessoal; o oceano "incorporado" ao indivíduo. Vale tudo: desde um passeio de barco que você curtiu até a primeira vez que viu o mar. De uma ação para proteger uma espécie em que você tomou parte a um domingo na praia que foi inesquecível para você. Porque acho que tão importante quanto denunciar/reclamar/choramingar pelos problemas que vemos hoje nos oceanos (algo que eu já faço quase todo dia aqui no blog e na vida real), é mostrar o quanto ele está perto das nossas experiências pessoais, lembrarmos do quanto ele também faz parte da nossa história de vida. Afinal, a gente cuida melhor daquilo com o qual nos "conectamos" de alguma forma, não é mesmo? É um exercício quase terapêutico.

Vamos agregar as histórias que os amigos e participantes enviarem entre dia 05 e 08 de junho e listar num post na segunda-feira. Convidamos então quem quiser participar a entrar nessa onda, compartilhar a sua história, compartilhar a sua história. (E se quiserem repercutir, fiquem à vontade, agradecemos antecipadamente de coração.)

************************

- Recentemente, o NYTimes fez uma reportagem enorme sobre os erros das campanhas ambientais, sobre essa falta de conexão com a realidade das experiências de cada um. O texto, enviado pelo Guto, é extremamente interessante e foi o que inspirou a lembrar da data desta forma. Recomendo a leitura."

3 comments:

Anonymous said...

Uêba! Finalmente alguém lembrou que esse planeta Terra é feito de água.
abs
Rose

Luma Rosa said...

Super!! A idéia é muito boa, lembrando que a maioria que nao conhece o mar, quando chega, entope a praia de lixo. Vejo isso todo dia porque moro defronte a praia e além deste exemplo, vejo outras barbaridades. Não custa nada o ser humano cuidar do metro quadrado que utiliza por onde anda, não? Como diz o jargão "Quem ama, cuida". Bom fim de semana! Beijus

Segunda impressão said...

Muito legal mesmo isso! Pena que eu não tenho histórias muito felizes a respeito do assunto...:(
Mas essa iniciativa deve dar um "mar de histórias" literalmente!
Vai ser muito bacana ler cada uma delas.
Abraço.