Friday, July 04, 2008

4 De Julho

Santo Antonino era um centurião romano que cometeu o erro de se converter ao cristianismo quando o Império o proibia. Como punição, foi decapitado em Travo, na província de Piacenza, no ano de 303. Dez anos depois Constantino decretou o cristianismo como sendo a religião oficial do Império. Viveu à frente do seu tempo, dirão alguns. Nasceu antes, como preferem muitos.

















Santonëin, no dialeto piacentino, é o santo padroeiro de Piacenza e o seu culto iniciou no século seguinte à sua morte. A primeira catedral de Piacenza foi dedicada a elehoje a catedral é uma outra, dedicada a Santa Giustina e à Virgem Maria – e ocupa a antiga igreja dedicada a San Vittore, construída no século IV e restaurada nos séculos IX e XI. A nova catedral foi construída na Piazza Duomo, a uns duzentos metros da atual basílica de Santo Antonino, uma de frente para a outra.
















Uma estátua do santo ocupa um lugar de destaque do centro de Piacenza e, curiosidade, gira sobre o pedestal dando uma volta completa a cada quatro horas. O santo continua vigilante, como nessa foto de 4 de Julho, dia da Festa de Santo Antonino. A Feira de Santo Antonino vem tomando conta do centro da cidade e cresce a cada ano. O número de turistas, também.


Vittricio di Rouen o citara no seuDe Laude Sanctorum” no final do século IV, mas o primeiro documento oficial da Igreja é o “Gesta Sanctorum Antonini, Victoris, Opilii et Gregorii PP. X” do século IX. A realidade é que pouco se sabe sobre o soldado da temida e famosa Legião Tebea. Nada sobre a sua origem ou sua vida até a conversão. Até mesmo o local da sua tumba provocou confusão, tendo sido por um longo tempo o centro de uma polêmica entre Piacenza e Borgotaro, na província de Parma. Hoje se sabe que os restos sepultos em Borgotaro são de um outro Antonino, também um santo mártir, como outros seis antoninos – era um nome muito comum aos santos mártires, ao que parece.


Travo tornou-se um lugar meio místico e o rio Trebbia, às margens do vilarejo goza de uma aura sacra; Piacenza e Borgotaro vivem em paz, cultuando os seus próprios santos; os comerciantes enchem as burras no dia da feira de Santo Antonino; o prefeito e autoridades levam velas especiais à basílica no dia 4 de Julho; o trânsito vira um inferno (ops!) por causa da festa.


Até que um novo Constantino toque na manivela que faz girar a roda da história.

.

9 comments:

  1. Anonymous3:47 PM

    Eu vi a história do Constantino na tv, a do Santo Antonino não conhecia. Carlos Medeiros. http://grandeonda.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Eu confesso que a história do cristianismo sempre me fez rir. As coisas que leio são tristes, mas acabam sendo engraçadas também. Abraços e desejos de uma linda semana também...

    ReplyDelete
  3. Anonymous3:21 PM

    Oi Allan.

    Não conhecia esta história ...

    Bjs.
    Elvira

    ReplyDelete
  4. Anonymous5:35 PM

    Oi Alan,
    Tudo bem?
    Desculpa invadir seu espaço... mas duas pessoas me recomendaram seu nome (Meiroca e Georgia) e gostaria de vir aqui convida-lo a participar como entrevistado no blog Entrevistando Expatriados. Link: http://expatriados.wordpress.com/
    Se topar, me mande um e-mail para expatriados.int@gmail.com eu eu passo as perguntas.
    Fico aguardando.
    Abracos,
    Mirella

    ReplyDelete
  5. Olá! Passei por aqui e achei muito bacana o seu blog. Voltarei mais vezes.
    Parabéns!

    ReplyDelete
  6. Obrigado pela breve lição de História, Allan. E que a roda continue girando, mas que de vez em quando gire a nosso favor. :)

    ReplyDelete
  7. E a gente pensa que essa proibição ao cristianismo é coisa do império, mas veja o que aconteceu ano passado no Egito, quando o Tribunal Administrativo, proibiu que cristãos que se tinham convertido ao Islã e gostassem de retornar ao Cristianismo, além de os acusar de apostasia contra o Islã, ato punido com a morte de acordo com a lei islâmica. Quer dizer, um cristão que se converta ao Islã é aceito pela lei; mas se este mesmo indivíduo, depois de convertido ao Islã, quiser voltar ao Cristianismo, já não o pode fazer.
    E até hoje não existe significado para que essa gente e as de outrora arrumassem justificativas para a não mudança de religião - não existindo caráter pacífico ou tolerante - apenas político. Agora na Itália estão usando de que artifício?
    Beijus,

    ReplyDelete
  8. Anonymous6:56 PM

    gosto muito do seu blog. Sempre com histórias interessantes e comentários geniais. Não conhecia Santo Antonino. Tadinho. Abçs.

    ReplyDelete
  9. OLá Allan!!
    ADorei o teu blog, muitos parbéns! está fantástico1
    Gostava de fazer-te uma porposta em nome de minube, por favor entra em contacto comigo, catarina@minube.com.
    Obrigada,

    Catarina

    ReplyDelete