Post Scriptum:
O Leitor Pier, cujo perfil não é acessível, fez uma correção pertinente:
- Pier said...
-
"O MIRTILLO (Fam. Ericacee, Gen Vaccinuim, nome scientifico Vaccinuim myrtillus )não tem nada a ver com a Sardegna. Trata-se de um arbusto com altura entre 25 e 40 cm que cresce nos Alpes e Apeninos até 2000m de altitude, cujos frutos se consomem em natura o usados para a preparação de geleias e conservas. São também utilizados para aromatizar uma típica bebida italiana, a Grappa, destilado fortemente alcoólico do bagaço das uvas viníferas.
O autor do blog fez uma bela confusão com o MIRTO(Fam. Myrtacee, Gen. Myrtus, Nome Scientifico Myrtus communis) este sim arbusto tipico da mata mediterrânea e em particular da Sardegna, onde é usado para prepar um licor típico ' Liquore di Mirto' "
.
por aqui também tem, caríssimo. Mas já comprei algumas vezes, congelado, e dá pra fazer uma mousse deliciosa! ( onde lesse "..dá pra fazer.." leia-se: o maridão faz :)
ReplyDeleteQue tal postar a receita do aperitivo??
beijão
PS: onde lê-se "lesse" leia-se "lê-se". Falha minha. :)
ReplyDeleteé blueberry?
ReplyDeletePor aqui estuda-se a viabilidade da plantação de blueberry/mirtilo comercialmente. O preço realmente é de cair para trás. Tanto que nem sei o gosto que esta frutinha tem. Se for parecido com jabuticaba, passo...
ReplyDeleteÉ jaboticaba mesmo, Allan? ou blueberry?
ReplyDeleteSim, ela é deliciosa. Meu filho adora comê-la com pudim de baunilha gelado. Eu a prefiro como mousse ou entao no sorvete como uma calda ou mesmo frescas jogadas por cima. Aqui se chama Blaubeeren.
ReplyDeleteAh, e sao caríssimas também.
Boa semana
E dizem que é excelente para a saúde.
ReplyDeleteAbraços
Allan! Você já me esfolou os bolsos com o pinoli!!! E se tem "cara" de jabotiaba, como essas mesmas que estão na época por aqui...
ReplyDeleteBeijos
Do mirtilo (blueberry) só conheço a geléia. Nem me fale em jabuticaba, aqui no Rio é impossível. Quando eu morarava em Goiás ou em Minas tinha jabuticaba no fundo ddo quintal. E ainda saíamos alugando pés de jabuticaba (o que é comum nesses lugares) para comer até fartar.
ReplyDeleteBom ter lido os comentários. LEmbrei-me de que a Sandra trouxe de presente os tais pinolis para mim. Vou usá-los. Quanto a essa frutinha e suas semelhantes, passo também. abs
ReplyDeleteChiquerésimo, Allan.
ReplyDeleteAgora, o açaí, ah! o açaí:-)
Quem sabe eu não podia mandar para você e com a receita como se deve realmente tomar o açaí (o sumo) justo e direto da propra fonte;-)
Hen?
E vc não imagina
Vou pegar a máquina agora e lhe mostrar o que estão fazendo com artesanato do caroço do açaí.
Você conhece assim ao vivo, pessoalmente, o açaí???!!!!!
Morei anos do no Rio de |Janeiro e vi misturas estranhíssimas, mas está explicado, o açaí fora da Amazônia e do Pará que é o maior! é o maior! é o maior!;-) não é saboreado, não é apreciado, ele é *USADO* (?) como energético natural pros sarados e marombados.
Uma *gororoba* nauseante, mas fazer o quê. É cmo se fosse remédio.
Só rezo para que depois eles não diagam queinventaram o açaí;-) Tinha até graça.
Baci.Mille.
Meguita
Ah! Mirtilo, bem vc já deve ter explicado. Europa, Europa!
Ah! e vou assar a chaar o Milton Ribeiro de Mirtilo, vai ficar orignal;_)
ReplyDeleteBom,maisnão digo, mas penso;_)
Beijos
M.
===
Ah! Allan, me diga, Caterina Valente é francesa ou italiana. Ela mora aí, né? Mas canta bossa-nova e mpúsica francesa...
Achei di-vi-na!
Puxa Alla, monte uma banquinha de açaí por lá, quem sabe tu não fica rico!
ReplyDelete=*
E eu que pensava que a paixão pela jaboticaba era universal? Tem gente que não quer nem olhar... Açaí, só conheço a gororoba que servem por aqui (não me apeteceu). Mirtillo não conheço, mas se lembra jaboticaba, vou aceitar!
ReplyDeleteO MIRTILLO (Fam. Ericacee, Gen Vaccinuim, nome scientifico Vaccinuim myrtillus )não tem nada a ver com a Sardegna. Trata-se de um arbusto com altura entre 25 e 40 cm que cresce nos Alpes e Apeninos até 2000m de altitude, cujos frutos se consomem em natura o usados para a preparação de geleias e conservas. São também utilizados para aromatizar uma típica bebida italiana, a Grappa, destilado fortemente alcoólico do bagaço das uvas viníferas.
ReplyDeleteO autor do blog fez uma bela confusão com o MIRTO(Fam. Myrtacee, Gen. Myrtus, Nome Scientifico Myrtus communis) este sim arbusto tipico da mata mediterrânea e em particular da Sardegna, onde é usado para prepar um licor típico " Liquore di Mirto"
Vocês falaram do açai causa de sua cor, roxa. E que tal a amora? Fruta roxa, encontrável em todo o território nacional e que nada fica devendo à framboesa. E que dá um belo licor, também!
ReplyDeleteParece blueberry. E que saudade de jaboticaba, de longe uma das minhas frutas favoritas. Quando eu for ao Brasil quero comer assim um balde...rs
ReplyDelete