Thursday, December 29, 2005

Neve É Neve

Caros e Caras,

Paz e saúde!

Os esquimós possuem mais de mil termos para a neve. Vasculhei na memória por algo que houvesse tantas definições e achei aguardente, mas no caso é sempre a mesma velha cachaça de sempre. No caso da neve para os esquimós, o que muda é a neve. A aparência é a de farelo de biscoito de polvilho. Um enorme bloco de biscoito de polvilho que o vento gelado vai desfazendo e assoprando em todas as direções.

Nesta semana conheci um tipo de neve que ainda não tinha caído por aqui. Fina e dura, ela gruda em tudo que toca e se transforma em gelo, que deve ser raspado dos vidros do carro com muita paciência e insistência. Um tipo de neve que forma uma grossa camada de gelo no asfalto e obriga a uma velocidade de cinco quilômetros por hora, mesmo quando o carro deveria parar. Um frio doído que castiga quem está fora, limpando os vidros do carro.

E você , reclamando do calor.

Ciao.

5 comments:

Anonymous said...

Pois quanto mais quente melhor. Hoje estamos com 36 graus à sombra. Que 2006 seja um ano pleno de saúde. O resto a gente consegue. abs

Anonymous said...

Eu amo o calor! Estudei no norte da Espanha onde no verão de 2004 encontrei a "simpática" temperatura de 12°C. Quando cheguei a Madri, ali o termômetro marcava 36°C - fiquei imensamente feliz. Sou completamente tropical, chego à conclusão.

Feliz Ano Novo! :-)

Luma Rosa said...

Feliz ano novo !!! Beijus

Claudio Costa said...

2006 está chegando e que lhe traga mais e mais sucesso, alegria, tudo de bom. Bem sabemos que, na verdade, somos nós que fazemos acontecer: pois que você saiba fazer o melhor - como sabe escrever e nos emocionar com suas palavras. Feliz Ano Novo para você e sua família.

Leila Silva said...

Allan, Vc me fez lembrar de um livro que li há muitos anos, No país das sombras longas...sobre os esquimós, foi lá que li sobre os nomes das neves, em contrapartida eles não têm nomes para muitas outras coisas como (se não me engano), cama que seria algo como 'coisa de dormir', etc.
Pois é, a neve é bonita mas dá trabalho, né?
Abraços