Friday, April 01, 2005

Blogs Chineses

Caros e Caras,
Paz e saúde!

Notícia do Corriere Della Sera de ontem, quinta-feira, 31 de março:
John Pasden, um americano de 26 anos que vive em Xangai, lançou, há um ano, a campanha “Adote Um Blog”. O objetivo é ajudar blogs incômodos ao governo chinês, reproduzindo-os e hospedando-os em fornecedores fora do alcance das autoridades locais. São 94 milhões de usuários conectados à internet na China. Recentemente o governo chinês fechou 1600 net cafés e suspendeu temporariamente a atividade de outros 16000 em toda a China.

No blog, John Pasden conta sobre os cinco anos vividos no país. É um blog comum, de um jovem comum. Poderia ser um italiano ou um brasileiro. Mas, não. É John Pasden.

Ciao.

4 comments:

Claudio Costa said...

Allan, às vezes a gente se esquece de que o mundo tem de tudo e que nem tudo são flores... os blogs estão cada vez mais importantes na interação e na informação. Abraços.

Lucia Malla said...

Sabe q vc me lembrou algo interessante? Eu nao vi internets cafehs na China mesmo, soh em Hong Kong e Macau, q estao em tese sob outra legislacao, mais aberta.
Outro lado da moeda eh q atraves da Internet, Coreia e China uniram-se e mandaram um abaixo-assinado gigantesco (apoiado pelos principais provedores de ambos os paises) pedindo a ONU para q a vaga do Conselho de Seguranca NAO vah pro Japao. A capacidade de mobilizacao em rede deles foi algo espantoso, e nesse momento, eh claro, nao houve censura alguma do governo...
Em minha opiniao, o governo chines nao vai aguentar muito tempo esse controle total. Uma hora a coisa vai vazar, e quando isso acontecer, tenho ateh medo do q possa acontecer.

Anonymous said...

Allan, vou visitar o blog. Obrigada pelos comentários nos meus. Beijos

Anonymous said...

No próprio Blogspot você faz um blog anônimo e longe do controle chinês. O problema é que provavelmente nenhum da Blogspot consiga furar o bloqueio.
É barra.