Saturday, August 18, 2012

Países bissextos

Dias corridos vieram; prazos se extinguindo, excesso de compromissos e nervos à flor da pele. Nem vi os atletas daqueles países que só ganham espaço nos jornais durante os Jogos Olímpicos, como se a vida permanecesse suspensa durante o intervalo de quatro anos. Quando Ferragosto chegou, os dias viraram séculos, o que é bom para descansar e pensar no que não deu tempo de fazer. Mas só pensar. Preguiça, muita preguiça.

Enquanto o termômetro se derrete sob os quarenta graus à sombra, nos refugiamos nas colinas coloridas de uvas, vinhos e queijos frescos, observando os rios e riachos secos que deveriam refrescar a vista nesses dias. Festival de cinema em Bobbio, sagras nos vilarejos, churrascos e muita, mas muita salada; e fruta fresca; e cervejinha no final de tarde. É Verão na Itália.

A gasolina subiu, a bolsa caiu, o primeiro ministro italiano não tem a menor ideia de como sair da enrascada em que se enfiou quando aceitou o cargo e o trem não para. As praias estão lotadas, os preços nas alturas (o da gasolina chegou a Marte antes da sonda americana) e o campeonato de futebol só começa no fim do mês, para tristeza geral do povo italiano. Se o país chegar até o fim do mês: Ouvindo pelo rádio as notícias sobre as filas nos pedágios, imagino que o país ficará – quando muito – encalacrado num conto cortazariano, bloqueando de vez as estradas.

 [Por onde andarão aqueles atletas?]

PS – No video de apresentação da música para a chamada dos Jogos Olìmpicos de 2016, no Rio, não consegui identificar o Dioniso. Alguém sabe me dizer quem é?
.

9 comments:

BLOGZOOM said...

Graças a voce fui assistir o video, nem eu o conhecia. Quem manda eu estar tão ocupada?! kkkkk

Muito calor por aí?!

Aqui o clima está gostoso, calor suportavel, praia, fresquinho à noite.

BEIJOS

Thais Miguele said...

Sei não quem é o Dionísio.

myra said...

tbem aqui faz mto calor, mas infelizmente nao é minha BELA ITALIA!!!
nao sei quem é Dionisio...
abraço

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Allan, ótimo texto.

Por aqui os termômetros tb estao derretendo e nós tb por conta.

Dos atletas nao ouco mais nada, aliás pouco ouvi porque quase nem liguei a TV. Queria nem saber que existe outros mundos porque estava muito bom...

Espero que esteja tudo bem por ai apesar do ferragosto ter chegado, estamos quase no final dele. Güenta firme ai.

Abracos

Unknown said...

Muito poético este post. Vou ver o vídeo. Boa semana amigo!

denise rangel said...

Allan,
Suas descrições dos dias na Itália me soam poéticos. Obrigada por estes momentos mágicos de beleza e sabor italiano.
Espero que Dionísio se compadeça desta cidade :)))
abraço, garoto

Brasilitalia said...

Se posso permettermi una critica, al di là della bella musica e dei bei paesaggi, questo video mi sembra tutto meno che un promo per i giochi olimpici, dato che non c'è nessun accenno allo sport. Per quanto riguarda la tua domanda, io ho trovato questo:

"Criado para apresentar a canção-tema das Olimpíadas de 2016, o clipe “ Os Grandes Deuses do Olimpo visitam o Rio de Janeiro ” tem causado polêmica nas redes sociais. Além de não fazer referência a qualquer esporte olímpico ou mesmo às transformações que a cidade está vivendo, um trecho do vídeo lançado na segunda-feira mostra um homem caindo no chão nas proximidades da Central do Brasil com um copo de cerveja na mão, como se estivesse bêbado.

O personagem é interpretado pelo artista plástico Ernesto Neto, uma das celebridades convidadas a dar vida a alguns deuses da mitologia grega no clipe. Ele, no caso, interpretou Dionísio, divindade do vinho, daí viria a lógica de sugerir a embriaguez. Entre os outros famosos que aparecem no vídeo estão Rodrigo Santoro , como Apolo, o deus do sol, e Carolina Dieckmann , como Afrodite, a deusa do amor."

Abraços!

Anonymous said...

Enfrentar a crise e o calor nas colinas com vinho e queijo fresco é tudo de bom! :)
Manoel Carlos

Anonymous said...

Xiii... esse clipe das olimíadas tá dando o maior bafafá. rss

Cris & Cris