Saturday, June 02, 2007

O pirata se desculpa

Se você chegou atrasado, provavelmente não chegou a ver a pirataria a que me refiro no post abaixo. Fui verificar o garoto retirou o meu texto (quase na íntegra) do blog dele.

Se você é um leitor do blog pirata, o meu texto original é esse aqui.

Seguem as desculpas deixadas nos comentários:

“young vapire luke lestat news said...
Não o conheço,
LESTAT NEWS é um ensaio para centralizar tudo que é de interesse nos Blogs e observar o comportamento dos leitores e espectativa dos mesmos.
Caso não tenha lido a descrição do blog.
Assim diz. Este blog não tem compromisso com absolutamente nada, escrevo tudo que leio ou acho interessante.
Seu texto não foi copiado, foi adaptado, a uma Matéria postada por nós,
Sentimos imensamente seu transtorno e retiraremos o post de nossa página...
Talvez entenda sua indignação.
Você escreve para ser reconhecido, eu escrevo para observar reações.

ass: L.Sakssida
1:17 AM”


Todo país com alguma produção intelectual possui uma lei para defender os direitos autorais. A Itália, país de muitos e grandes escritores possui uma lei muito severa para defender toda e qualquer obra original. A justiça pode até ser lenta, mas neste país, a lei dos direitos autorais é uma lei que funciona. Todo material publicado, por qualquer meio, está protegido por tal lei. Não importa que o blog do rapaz tenha uma descrição dúbia para tentar driblar a legalidade. É como se o assaltante, ao ser preso, dissesse: “Desculpe, eu não sabia que roubar banco é crime. Não posso ser condenado pela minha ignorância”. A ignorância (ou má fé) não está acima da lei. Ele não se desculpou por ter roubado um texto meu, está apenas sentido por ter sido descoberto.

“Seu texto não foi copiado, foi adaptado, a uma Matéria postada por nós…” Foi copiado, sim. Quase na íntegra. E isso até me diverte um pouco. Mas também me entristece saber que um rapaz de 18 anos não consegue criar algo original, algo que lhe possa provocar alguma satisfação, por menor que seja. Depois, ficou uma confusão: “nós”, “escrevo”, “leio”, “Sentimos imensamente seu transtorno e retiraremos…”, “entenda”, “eu escrevo”… Quantas pessoas você são (ou, vocês é)?

Se você visitar o Copyscape e digitar a URL do meu blog, vai poder ler o post no blog dele, já sem o meu texto. Que não foi adaptado, mas copiado pelo rapaz. Mas nem o fato de ser um jovem o exime da aplicação da lei. Se preferir, copie o primeiro parágrafo do meu post, vá até o Google, cole-o e veja o resultado da pesquisa. É óbvio que existem outros meios mais confiáveis para monitorar e registrar plágios deste tipo. Qualquer um que esteja disposto a desembolsar poucos euros por mês terá uma vigilância na rede. Mas registre tudo antes de contactar o pirata.

Garoto pirata, não sei quem educou você, mas eles fizeram um serviço que deve ser completado pelas suas escolhas. De que adianta vir estudar na Itália e não praticar as regras de civilidade que podem contribuir positivamente para a sua formação? Ainda há tempo, mude.
.

8 comments:

Yvonne said...

Allan, o que está acontecendo? Caramba!!! Isso está acontecendo com um monte de gente. Que coisa mais chata. Conte com o meu apoio para qualquer coisa. Beijocas

Anonymous said...

O homem-menino é tão imaturo e bobo que até chegou a entender literalmente a palavra "fama" utilizada por você. Só pude achar graça e ter pena.

Fico assustado com esta roubalheira de idéias, ainda mais que tenho muitas e algumas delas, modéstia a parte (bem distante), muito boas. Acabo guardando-as na gaveta, pois muitas delas são de ordem prática e, divulgá-la num blog não me garante a propriedade sobre ela. Ou melhor, não me dá esta segurança.

Sobre os comentários, ontem o site passou por uma turbulência, ficou fora do ar por algumas horas - entre a uma e às 4:50 da manhã e, se os comentários tiverem sido feitos hoje, talvez algo possa ter acontecido. Se foi antes, não fiquei sabendo do problema. Quero trocar o sistema de comentários para um mais atraente e eficaz, mas isso só acontecerá no dia primeiro de julho, juntamente com o novo template do site. Se continuar tendo problemas, me avise e me diga o que exatemente está acontecendo para ver se eu consigo corrigir.

Um abraço e os desejos da resolução satisfatória do seu caso de plágio.

Cláudia Tostes said...

Puxa, que coisa terrível!!
agora o rapazinho modificou o texto, mas me lembro de como era e realmente era quase exatamente o seu!
E ainda quis dar resposta (totalmente sem nexo) tentando se colocar por cima; devia era se desculpar e colocar o rabo entre as pernas; bem, tomara que tenha aprendido, mas isso é falta de caráter mesmo, naõ é só de criação!
ainda que o texto tenha sido adaptado para a matéria, como ele diz, deveria no mínimo dar os devidos créditos ao autor, não? colocado um link para o texto original ou coisa parecida!

Me surgiu uma curiosidade: como você descobiu o blog dele com o plágio? foi por acaso? alguém viu e te informou?

Nossa, espero que isso nunca aconteça comigo!!

Valeu pelo comentário no meu blog, adorei o seu depoimento sobre tattoo!

seus textos são muito bons, passarei por aqui mais vezes!
abraços!

Anonymous said...

Beijos. Precisando, estamos por aqui.

Mas não deixa de rodar o copyscape ao menos uma vez por semana...

Claudio Costa said...

Caramba! Temos de fazer como você: denunciar, protestar e processar! Se o tal garoto tiver boa índole (lá venho eu com minha benevolência) aprendeu uma lição. Caso seja pilantra mesmo, então que seja desmascarado para sempre!

marcelo said...

Que coisa medíocre esse rapaz, Allan, que lamentável. Mas a tua reação foi como deveria ser.

abraço

Anonymous said...

Rapaz,eu tenho um fotolog de fotos de trens que amo,acredita que tinha genet que "chupava" as fotos e depois postavam como se fossem deles !!,em outros lugares,brincadeira!!
bem tudo de baum ai na IT,mas vc nem escreveu sobre o dia da Repubblica Italiana,assim os Italianos vão achar que tú é um Marrocchino,he he ,abraccio

Anonymous said...

www.ricardoprincipedimantova.blogger.com.br

Desculpa escrevi a URL do meu site e nada apareceu,abraço