Wednesday, April 25, 2007

Frutas Secas II

Insalata Carasau – para duas pessoas

2 folhas de pão sardo “Carasau”;
4 ovos;
150 g. de salada (alface, acelga, chicória, radicchio ou o que tiver, tudo misturado);
200 g. de tomate cerejinha;
1 dente d’alho;
40 g. de pinoli;
4 filés de anchovas,
Sal;
Pimenta do reino;
2 ou 3 colheres de azeite virgem de oliva.

Cozinhe os ovos e deixe esfriar. Em uma frigideira (já reparou que os italianos usam frigideira para tudo?) com azeite, refogue o alho esmagado – mas não em pedaços – e o pinoli. Quando estiver dourado, retire o alho e adicione a anchova, abaixe o fogo e mexa por um minuto. Em uma tigela, tempere a salada e o tomate cortado em quatro com o sal; junte o azeite com anchovas e pinoli e misture bem. Passe rapidamente o pão em água fria, quebre em pedaços pequenos e divida em dois pratos. Coloque a salada por cima do pão e, por último, os ovos cozidos cortados em fatias. Adicione uma pitada de sal e pimenta do reino sobre os ovos e cubra tudo com um fino fio de azeite.

Esse é um prato que deve ser preparado no momento para evitar que o pão amoleça. O pão Carasau é típico da Sardenha. Um disco de farinha finíssimo e crocante. Na impossibilidade do pão Carasau, substitua com casca de pão francês ligeiramente aquecida ou com chips, aqueles triângulos de milho fritos como batata.
.

5 comments:

Luma Rosa said...

Gosto dessas receitas rápidas! Deu fome! Não conheço esse pão e por aqui nem tem! Vou experimentar! Beijus

Anonymous said...

Acho que nós, teus leitores, deveríamos fazer um levante pedindo fotos das receitas e do chef para efeito de comprovação. Afinal, para que a gente tem filhas? Aposto que tens fotos em ação.

Que apareçam!

Unknown said...

Italianos usam frigideira pra tudo, até para substituir rolo de macarrão.
Estas receitas são muito interessantes, mas um estímulo à obesidade.

Claudio Costa said...

Já vi desse tipo de pão, por aqui, com outro nome: parece uma 'hóstia' mais escura (gostou da comparação?). Adoro salada, azeite de oliva, ovo cozido, alho. Já vi que dá pra encarar. Abraços.

Anonymous said...

amei a receita rápida. parece ser deliciosa e estou salivando por antecipação. vou fazer neste fim de semana e depois te conto. :-)